quinta-feira, 5 de agosto de 2010

RELATÓRIOS DAS AULAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA III

Por Valdir Araújo


Alunos dos 6º e 7º anos, EJA, noturno


O Estágio Supervisionado em Geografia III foi realizado por mim, Valdir Araújo, estagiário do sétimo semestre do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus IV, Jacobina, na Escola Municipal Yêda Barradas Carneiro, localizada no Conjunto Habitacional Jacobina II, na cidade de Jacobina, Bahia, nos 6º e 7º anos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), noturno, no período de maio a julho de 2010, tendo como professor supervisor, o Mestre Edvaldo Hilário e como professora regente Normeide Santos.


RELATÓRIO DAS AULAS DO DIA 31 DE MAIO DE 2010

Para as primeiras aulas que foram realizadas no dia 31 de maio de 2010, segunda-feira, primeira e segunda aulas, estava previsto que faria a minha apresentação e que pediria aos alunos que fizessem suas apresentações, a fim de que pudéssemos interagir com mais facilidade. Logo em seguida faria a apresentação dos conteúdos a serem trabalhados durante a segunda unidade e a forma como trabalharia com eles, falei ainda sobre o que não permitiria que fizessem durante as aulas. Por fim, daria início às atividades com o conteúdo: As paisagens naturais do Brasil, com enfoque para o RELEVO, tendo como objetivos: Definir o que é relevo; Como está dividido; Identificar e diferenciar Planalto, Planície e Depressão e Interpretar o mapa do relevo brasileiro.
Consegui realizar, parcialmente, o que estava previsto, uma vez que os alunos estavam na sua maioria dispersos e com muitas brincadeiras durante a aula. Tive que parar as atividades e adverti-los de que não toleraria tais comportamentos, uma vez que ali não era o local adequado e que quem não tivesse a fim de assistir a aula que saísse da sala. Depois do ocorrido e da advertência, a aula fluiu naturalmente. Porém, tendo que dar sequência ao conteúdo nas próximas aulas, devido à escassez de tempo e em virtude do que foi mencionado acima.


RELATÓRIO DAS AULAS DO DIA 07 DE JUNHO DE 2010

Para as terceira e quarta aulas que foram realizadas no dia 07 de junho de 2010, segunda-feira, primeira e segunda aulas, estava previsto que daríamos sequência com o conteúdo RELEVO.
Conseguimos finalizar o conteúdo desenvolvendo várias atividades, uma vez que nestas aulas os alunos estavam mais atenciosos, diminuindo consideravelmente as brincadeiras inoportunas. Ao fim das atividades ficou acertado que nas próximas aulas, dia 10, quinta-feira, o tema seria: A ação humana no relevo e que faríamos uma avaliação escrita no dia 21 de julho.


RELATÓRIO DAS AULAS DO DIA 10 DE JUNHO DE 2010

Para as quinta e sexta aulas que foram realizadas no dia 10 de junho de 2010, quinta-feira, terceira e quarta aulas, estavo prevista que o tema seria: A ação humana no relevo.
Logo na chegada, pude perceber o que a professora regente já havia dito anteriormente “a grande maioria vai embora depois da merenda”. Adentrando a sala de aula não tinha um aluno sequer, aos poucos foram chegando um a um e ao final de dez minutos pude contar exatos doze alunos. Dei início ao que estava previsto, o problema foi que três ou quatro alunos ficaram conversando em voz alta sobre assuntos que não tinham nada a ver com a aula, tive que parar as atividades e adverti-los, quando estava no meio da advertência, infelizmente, faltou energia elétrica, aí não teve jeito, tive que parar a aula. Como a professora regente já havia saído comuniquei o fato à vice-diretora, informando que se ocorresse novamente o fato de alguns alunos ficarem conversando o atrapalhando a aula que iria pedir que se retirassem da sala para que não prejudicassem os demais. A diretora deu-me total apoio, dizendo que os colocassem para fora da sala e a avisasse para que ela tomasse as devidas providências.

 
RELATÓRIO DAS AULAS DO DIA 14 DE JUNHO DE 2010

Para as sétima e oitava aulas que foram realizadas no dia 14 de junho de 2010, segunda-feira, primeira e segunda aulas, estava previsto que o tema seria: A ação humana no relevo, uma vez que não foi possível concluí-lo na aula anterior em virtude da falta de energia elétrica.
Como estava prevista uma avaliação para o dia 21 de junho, segunda-feira, e, já sabendo que após a merenda grande parte dos alunos não assistia às aulas, aproveitei aquele dia que eram as primeiras aulas, ou seja, antes da merenda, para concluir o assunto e, logo em seguida fazer uma revisão do que já havia sido trabalhado nas aulas anteriores. O resultado foi bastante positivo, na realidade melhor do que esperava, uma vez que a maioria conseguiu responder ao questionário que apliquei. Ao final da aula, muitos alunos pediram para que nas próximas aulas, quinta-feira, dia 17, que continuasse com a revisão, respondi que poderia tirar alguns minutos das próximas aulas para tirar dúvidas, uma vez que já havia revisado o assunto da avaliação.

 
RELATÓRIO DAS AULAS DO DIA 17 DE JUNHO DE 2010

Para as nona e décima aulas que foram realizadas no dia 17 de junho de 2010, quinta-feira, terceira e quarta aulas, estava previsto que o tema seria: As águas da paisagem, cujo objetivo era que os discentes entendessem a importância da água para o meio ambiente e os seres vivos.
Nesse dia apesar de serem as últimas aulas, a grande maioria estava na sala, acredito que pela expectativa da avaliação que seria feita no dia 21. Iniciei a aula abordando-os sobre o que sabiam sobre as águas que compõem as paisagens naturais, em seguida comecei esclarecer o tema mencionado acima e sua importância para o meio ambiente e os seres vivos. Percebendo certa apreensão por parte da maioria sobre a avaliação, decidi dedicar alguns minutos, com prometido anteriormente, da aula para informá-los como seria a mesma, bem como o método a ser utilizado. Ao fim das explanações percebi que ficaram bem mais tranqüilos. Após os esclarecimentos, encerrei a aula, pois já não havia mais tempo para dar sequência ao assunto, ficando para concluí-lo nas próximas aulas após a avaliação.


RELATÓRIO DAS AULAS DO DIA 21 DE JUNHO DE 2010

Para as décima primeira e décima segunda aulas que foram realizadas no dia 21 de junho de 2010, segunda-feira, primeira e segunda aulas, estava previsto que seria aplicada uma avaliação escrita, com o objetivo de descobrir o nível de absorção dos conteúdos pelos discentes, bem como incentivar a pesquisa por meio do livro didático.
A avaliação ocorreu parcialmente como estava planejada, uma vez que compareceram neste dia apenas vinte alunos. As ausências foram ocasionadas, na sua maioria, por problemas com transportes e também por ser véspera de São João. Mesmo assim, apliquei a avaliação com os presentes, uma vez que havia comunicado com antecedência e reforçado na aula anterior que estaria aplicando uma avaliação no dia 21-06-2010, segunda-feira.
Ao término das aulas, conversei a professora regente e ela orientou-me que na próxima aula aplicasse a avaliação com os que faltaram e fizesse outra atividade com os demais.


RELATÓRIO DAS AULAS DO DIA 28 DE JUNHO DE 2010

Para as décima terceira e décima aula que seriam realizadas no dia 28 de junho de 2010, segunda-feira, primeira e segunda aulas, estava previsto que seria aplicada uma avaliação escrita com os alunos que faltaram, com o objetivo de descobrir o nível de absorção dos conteúdos pelos discentes, bem como incentivar a pesquisa por meio do livro didático e fazer atividade com os que já fizeram a avaliação. Porém, nesse dia ocorreu um jogo da seleção brasileira pela Copa do Mundo e não houve aula.


RELATÓRIO DAS AULAS DO DIA 1º DE JULHO DE 2010

Para as décima quinta e décima sexta que seriam realizadas no dia 1º de julho de 2010, quinta-feira, terceira e quarta aulas, estava previsto que iríamos dar sequência do conteúdo: AS ÁGUAS DA PAISAGEM. Porém, nesse dia os alunos não compareceram.
Observação: Era período de São Pedro e de Copa do Mundo. Além do mais, os alunos das Escolas Estaduais estavam em recesso, isso causou revolta entre os alunos das Escolas Municipais, em especial os da Yêda Barradas Carneiro que diante dessa situação decidiram não comparecer.


RELATÓRIO DAS AULAS DO DIA 12 DE JULHO DE 2010

Para as décima sétima e décima oitava que seriam realizadas no dia 12 de julho de 2010, segunda-feira, primeira e segunda aulas, estava previsto que iríamos Aplicar a avaliação escrita com os alunos que faltaram, cujo objetivo era Descobrir o nível de absorção dos conteúdos pelos discentes, bem como incentivar a pesquisa por meio do livro didático, fazendo ao mesmo tempo outras atividades com os alunos que já fizeram a avaliação.
As atividades foram desenvolvidas da forma que estavam previstas, o grande problema foi que mais uma vez os alunos que não haviam feito a avaliação não compareceram na sua totalidade, comprometendo, desta forma, as aulas futuras, uma vez que teria que fazer o mesmo procedimento nas próximas aulas. Diante dessa situação, decidi então nas próximas aulas daria sequência aos conteúdos que estavam programados e, ao mesmo tempo faria as avaliações com os alunos que faltaram.


RELATÓRIO DAS AULAS DO DIA 15 DE JULHO DE 2010

Para as décima nova e vigésima aulas que seriam realizadas no dia 15 de julho de 2010, quinta-feira, segunda e terceira aulas, estava previsto que iríamos trabalhar com o tema: O tempo atmosférico, cujo objetivo era entender a importância do tempo atmosférico e do clima para os seres vivos e o meio-ambiente e, ao mesmo tempo fazendo avaliações com alunos que ainda não haviam feito alunos.
Nesse dia, as atividades ocorreram como estavam programadas, consegui trabalhar o conteúdo programado e fazer as avaliações com os demais.
Apesar de ter conseguido, a coisa não foi tão simples assim como parece, uma vez que tive que explicar o conteúdo passar exercícios e ao mesmo tempo fiscalizar os alunos que estavam fazendo avaliações.

 
RELATÓRIO DAS AULAS DO DIA 19 DE JULHO DE 2010

Para as vigésima primeira e vigésima segunda aulas que seriam realizadas no dia 19 de julho de 2010, segunda-feira, primeira e segunda aulas, estava previsto que iríamos aplicar a avaliação escrita com os alunos que faltaram com o objetivo de Descobrir o nível de absorção dos conteúdos pelos discentes, bem como incentivar a pesquisa por meio do livro didático e dar Vistos nos cadernos, com objetivo de Verificar quem fez todas as atividades.
Apesar das ausências de vários alunos, consegui aplicar avaliações com alguns presentes que ainda não haviam feito, bem como dar vistos em vários cadernos com a finalidade de utilizar como terceira nota, uma vez que ficou inviável fazer uma terceira avaliação em virtude das freqüentes ausências dos alunos. Devido à escassez do tempo, tive que deixar para terminar de corrigir e dar vistos nos cadernos nas próximas aulas, bem como realizar o encerramento.


RELATÓRIO DAS AULAS DO DIA 22 DE JULHO DE 2010

Para as vigésima terceira e vigésima quarta aulas que seriam realizadas no dia 22 de julho de 2010, quinta-feira, segunda e terceira aulas, estava previsto que iríamos fazer o encerramento das atividades da segunda unidade, confraternizando e agradecendo aos alunos, à professora regente, a direção e aos demais funcionários da pela oportunidade que me deram para realizar o meu naquela instituição de ensino.
Ocorreu que quando fui verificar as notas dos alunos, constatei que havia 18 alunos sem a terceira nota e entre eles havia até mesmo alguns sem a segunda nota. Então, decidi que aproveitaria a última aula para dar mais uma oportunidade para verificar os cadernos e aplicar avaliações com os alunos com pendências. Diante dessa situação a nossa confraternização com comes e bebes ficou prejudicada, uma vez que não poderia deixar que uma quantidade grande de alunos ficasse com médias baixas. Fiz apenas um agradecimento aos alunos, à professora regente, à direção da escola e aos demais funcionários, uma vez que não seria viável retornar em outra oportunidade apenas para fazer confraternização com comes e bebes. Essa não foi uma decisão fácil, porém cheguei à conclusão que seria melhor que os alunos ficassem com médias melhores do que com estômago cheio no final da segunda unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário