quinta-feira, 28 de maio de 2009

Dados das Instituições Pesquisadas

Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (COMUJA)
Rua Manoel Gomes da Silva, s/n - Félix Tomás – Jacobina - Bahia.
Curso: Ensino Fundamental
Número de alunos matriculados na unidade escolar: 1.638
Data da visita: 27 de maio de 2009


Estrutura física da escola

A estrutura física tanto interna quanto externa do colégio apresenta-se em bom estado de conservação. A secretaria, a sala da direção e sala dos professores são forradas e equipadas com aparelhos de ar condicionado, bebedouros e mobiliários modernos. A sala da direção e a secretaria dispõem também de computadores. Quanto às salas de aula, observamos que nas mesmas são dotadas de janelas, porém não existem ventiladores. Há nas dependências da escola uma quadra de esportes e uma cantina.


Corpo docente de geografia

É composto por nove professores, sendo que sete são licenciados na referida disciplina e dois licenciados em história, todos pela UNEB – Campus IV – Jacobina.


Projeto político-pedagógico

Não tivemos acesso ao projeto político-pedagógico do colégio e não indagamos sobre o mesmo, uma vez que esta foi nossa primeira visita a unidade escolar para observar aula.


Livro didático adotado

Construindo a Geografia: A América e o Mundo
Autores: Regina Araújo, Raul Borges Guimarães e Wagner Costa Ribeiro.
Editora Moderna, 2ª edição – São Paulo, 2005.


Dados da Aula Observada

Série: 7ª “D”
Turno: Matutino
Alunos: trinta e oito alunos matriculados. Destes um desistiu, dois fazem dependência em outra disciplina, trinta e cinco frequentam as aulas de geografia. Durante nossa observação trinta e três alunos estavam presentes.
Faixa etária: dezesseis anos
Carga Horária da turma: duas aulas semanais com duração de cinquenta minutos cada.
Horário da aula: início às 10h20min e término às 10h50min, momento em que foi feita a primeira chamada, pois na turma acontecem aulas geminadas.


TEMA: MEIO AMBIENTE


Assunto: Impactos ambientais

Recursos utilizados: Papel metro, recortes de revistas e jornais. O material foi providenciado com antecedência pelo professor e alunos.
A turma foi dividida em equipes para montagem de um jornal com o tema para ser apresentado na escola na semana do meio ambiente, onde constatamos o envolvimento da maioria da turma com a orientação do professor.


Conclusão

Foi bastante proveitosa nossa visita à unidade escolar, pois tivemos uma breve percepção da realidade vivida pelo sistema educacional em nosso município. Ressaltamos que a diretora questionou o fato de não ter sido encaminhado um ofício pela UNEB informando sobre a nossa visita.
------------
Colégio Yolanda Dias Rocha
Rua Cel. João Vieira, Centro, Jacobina, Bahia.
Classe observada: Oitava Série do ensino fundamental
Data da visita: 27 de maio de 2009


Estrutura Física

O colégio apresenta boa estrutura, com laboratório de informática, biblioteca, laboratório de ciências, salas para projeção e exibição de filmes, quadra poli esportiva com cobertura, área reservada para alunos do maternal e infantil, com camas e playground.


Corpo docente de Geografia

Há três professores licenciados na área, todos formados pela UNEB, Campus IV.


Livro Didático

Trabalham com os livros da Rede Pitágoras, porém não nos informaram se podem utilizar outros livros, revistas, internet ou outros meios de comunicação.


Projeto Político Pedagógico

Não tivemos acesso ao mesmo, em virtude de uma professora tê-lo levado para um encontro de professores. Obtivemos a informação de que é elaborado em conjunto por membros do colégio e que segue orientações da Rede Pitágoras. Sua estrutura segue uma tendência típica do mundo atual com suas necessidades, territorialidades e suas implicações políticas e culturais, não há um aprofundamento sobre o meio ambiente, bem como na geografia física.
Segundo informação de uma coordenadora, o PPP está estruturado da seguinte forma:
1 – A representação do espaço e suas linguagens.
2 – O espaço geográfico e as relações sociais na perspectiva da fragmentação.
3 – A relação cidade campo.
4 – O processo de globalização e as novas territorialidades do espaço geográfico.
5 – Os níveis de organização das territorialidades do espaço geográfico.
6 – A paisagem e a questão ambiental.


Dados da Aula Observada


Oitava Série, ensino fundamental - Turno: Matutino.
Início às 08:h40min e término às 09h30min

TEMA: SOCIALISMO REAL, IDEAL E UTÓPICO

Os alunos apresentaram um seminário, fazendo uma síntese do que haviam estudado e compreendido, sendo que, os demais que estavam assistindo foram instigados pela professora a participarem tornando a aula mais dinâmica. A docente, sempre que possível, contextualizava o tema estudado com o cotidiano dos alunos. Pudemos perceber que quando o assunto era contextualizado as participações aumentavam e aula fluía com mais naturalidade.


Concluímos que o Colégio Yolanda Dias Rocha apresenta um nível de ensino mais elevado que a instituição pública observada, pois percebemos um empenho maior por parte da professora e dos alunos, sem contar que possui uma estrutura física que facilita para que isso ocorra. Outro diferencial está no aparato tecnológico e laboratorial, contribuindo para o ensino prático de temas relacionados às ciências da natureza.

domingo, 24 de maio de 2009

COMENTÁRIO AULA 2

Durante a aula os professores fizeram uma recapitulação sobre as propostas de trabalho discutidas na primeira aula e como serão desenvolvidas durante o semestre. Fizeram ainda um apanhado sobre a postura que os estagiários deverão ter em sala de aula, relatando que ela deverá ser adequada para um aluno que será um futuro professor. Frisaram que a ética deve prevalecer acima de tudo nas suas observações, alertando que haverá momentos em que observarão e os que serão observados, seja pelo professor regente ou pelos professores da disciplina. Os professores relataram sobre a importância do compartilhamento dos fatos ocorridos em sala de aula, uma vez que vários problemas que surgirão poderão ser resolvidos nos encontros semanais, e que a troca de experiências com os colegas será de fundamental importância para solucioná-los, já que não existe uma receita pronta para resolver as diversas situações que ocorrerão em sala de aula e que nem mesmo os professores da disciplina são capazes de contornar tudo que ocorrerá durante o estágio. Consideramos a aula muito proveitosa, uma vez que ficamos familiarizados com o que ocorre nos estágios, considerando ainda de fundamental importância as orientações relatadas por professores e colegas.