segunda-feira, 16 de agosto de 2010

RELATÓRIO GERAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRFIA III

O primeiro estágio de regência em sala de aula serviu de parâmetro para entender um pouco sobre a situação atual da educação em nosso país, das dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos, mas isso tudo resultou numa experiência proveitosa para a minha vida.
Optei por uma turma de 6ª série do ensino fundamental no turno vespertino porque o conteúdo trabalhado seria relacionado a regionalização do Brasil e por conta do horário poder se conciliar com as demais atividades do meu dia a dia.
Procurei o professor regente para obter algumas informações sobre a turma, o tema geral da unidade e a metodologia adotada e o mesmo mostrou-se muito prestativo fornecendo tais informações que foram determinantes para o meu planejamento e condução das atividades ao longo do período que assumi a sala de aula.
Durante as aulas consegui trabalhar os conteúdos planejados, embora em alguns momentos tivéssemos alguns problemas relacionados ao comportamento de um ou outro aluno, mas que no diálogo ou usando alguma medida de advertência conseguimos sanar sem prejudicar o trabalho voltado para a sala como um todo ou mesmo para o aluno que advertido. Alguns alunos também participavam de forma positiva da aula, trazendo exemplos ou questionando sobre alguma coisa relacionada ao tema.
Conforme mencionado anteriormente busquei trabalhar uma metodologia que não rompesse totalmente com a utilizada pelo professor regente para que o processo de ensino-aprendizagem não fosse prejudicado e que não fossem levantados analises comparativas entre os nossos trabalhos por parte dos alunos.
O professor regente sempre estava acompanhando o processo de estágio e oferecendo auxilio e eu também sempre que tinha uma duvida sobre algum processo relacionado ao tratamento dos dados relacionados à avaliação e outros o procurava para não incorrer em erros futuros.
A maior parte dos alunos alcançaram média acima da mínima exigida para aprovação não porque veio de um estagiário, mas sim pelo bom trabalho desenvolvido por ambos os envolvidos no processo.
Diante do exposto nos relatórios individuais das aulas e no relatório geral do Estágio Supervisionado em Geografia III, posso concluir que foi uma experiência desafiadora e positiva que servirá de base para o planejamento das atividades futuras relacionadas ao Estágio Supervisionado em Geografia IV, e mesmo para a regência de sala de aula.
Aproveitando a oportunidade agradeço a todos que contribuíram com o sucesso do meu trabalho, ao professor regente, aos alunos e a instituição de ensino escolhida representada por todos os funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário