quinta-feira, 5 de agosto de 2010

RELATO GERAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA III

Por Valdir Araújo

O meu primeiro estágio foi uma experiência bastante gratificante e desafiadora, uma vez que pude, pela primeira vez, assumir a regência de uma sala de aula e sentir na pele o que o professor passa no seu dia a dia. Optei pela escolha de uma turma de Educação para Jovens e Adultos (EJA), visto que ouvia vários comentários pejorativos acerca dessa modalidade de ensino, dentre eles era que as turmas de EJA eram compostas apenas por pessoas de idades avançadas para a série que estavam freqüentando e, na sua maioria, eram alunos que tinham um raciocínio lento, que ficavam calados e apáticos e interagiam muito pouco nas aulas. Ao chegar para o meu primeiro dia de aula, pude constatar que a maioria das coisas que tinha ouvido não era verdade. Uma das verdades que constatei foi que realmente a turma era composta por alunos com idades avançadas para a série que frequentavam, porém a grande maioria tinha raciocínio muito bom e participam ativamente das aulas, alguns atrapalhavam a aula conversando com os colegas, outros não prestação atenção, outros pediam para sair da sala, enfim, coisas que acontecem na maioria das salas de aulas, sobretudo quando se trata de alunos de 5ª e 6ª séries, o bom era que tudo se resolvia quando parava a aula para adverti-los sobre os seus comportamentos.

Quanto ao que mencionei acima, não me incomodou nem um pouco, uma vez que já estava preparado para isso, afinal alunos têm comportamentos semelhantes em todos os níveis de ensino e instituições, o que mais me chateou foi o fato de que eles faltavam muito às aulas, ficando inviável desenvolver um trabalho de boa qualidade, visto que, iniciava um determinado conteúdo em uma aula com determinados alunos e quando chegava para a próxima encontrava alunos que faltaram à aula anterior e apenas uma pequena quantidade dos que estavam presentes no início da explicação do conteúdo. Outro problema foi com as avaliações, comunicava com antecedência que iria aplicá-las, porém quando chegava no dia encontrava no máximo 50% dos alunos para desenvolver a atividade. Devido a essa situação, tive que aproveitar algumas atividades que haviam sido realizadas anteriormente para que eles não ficassem com médias insatisfatórias.

Quero deixar claro que isso não são lamentos e sim um relato geral da experiência que tive no Estágio Supervisionado em Geografia III. Volto a dizer que a experiência foi bastante gratificante e desafiadora para a minha formação e que no Estágio IV, o qual já iniciou, cheguei bem mais confiante e com experiência para corrigir alguns erros que cometi durante o estágio anterior, ficando na certeza que desta vez farei um trabalhado bem melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário