quinta-feira, 23 de julho de 2009

ENTREVISTAS

Dando prosseguimento as atividades de Estágio Supervisionado em Geografia I, visitamos o Colégio Estadual Deocleciano Barbosa de Castro, no dia 14 de julho de 2009, para realizarmos uma das atividades solicitada pelos professores da disciplina, a qual consistia em aplicar um questionário com os alunos para saber os que eles pensam, de forma geral, da instituição em que estudam. Visitamos ainda, a Escola Municipal Yêda Barradas Carneiro no dia 16 de julho do corrente ano, com o mesmo propósito mencionado acima. Diante das questões aplicadas pudemos colher as seguintes respostas:


ALUNOS DO COLÉGIO DEOCLECIANO


PERGUNTAS

1 - O que você acha da estrutura física da escola, ou seja, as salas de aula, a quadra esportiva ou outro local para prática de atividades físicas, banheiros, etc.?

2 - Qual a sua visão sobre os professores?

3 - A escola é bem administrada? O que você acha da direção?

4 - Como você se vê enquanto aluno?

5 - Qual sua visão de futuro?



RESPOSTAS ALUNO 1


1 - “Eu acho que a escola poderia melhorar um pouco.”

2- “Não tenho o que falar, pois são todos ótimos.”

3 - “Sim, ótima.”

4 - “Uma boa aluna.”

5 - “Ser uma pessoa inteligente, para que daqui pra frente eu possa estar elogiando o colégio onde eu estudei.”



RESPOSTAS ALUNO 2


1 - “Eu acho tudo de bom, é tudo ótimo.”

2 - “Sobre os não tenho o que falar são excelentes.”

3 - “Sim, não tenho o que falar.”

4 - “Uma boa aluna.”

5 - “Ser uma pessoa ótima e me formar para ser alguém na vida”.


RESPOSTAS ALUNO 3


1 - “A escola está acabada, as salas não têm ventiladores e os próprios professores nas salas reclamam, a quadra esportiva nunca foi terminada de ser construída e a situação dos banheiros não tem água, as descargas estão quebradas...”

2 - Os professores são ótimos e fazem o possível para nos ensinar, só precisamos de uma nova professora de matemática, por que a sala que eu estudo até os esforçados não aprendem com ela.”

3 - “Mais ou menos, pois ninguém ver a diretora e quem exerce essa função é a coordenadora, que também não é muito boa neste cargo que ela ocupa.”

4 - “Uma pessoa que estuda em um grupo escolar que faz, quer fazer o bem “pros” outros ver, e na realidade não é nada do que se mostra.”



ALUNOS DA ESCOLA YÊDA BARRADAS


RESPOSTAS


ALUNO 1 – 7ª SÉRIE – 15 ANOS – SEXO FEMININO

1) “Bom, A quadra é uma Barbaridade, banheiros não é muito ruim, mas deveria ser”.
Melhor, as salas são boas até agora sim”.

2) “Boa, consegue passar os assuntos, muito Bem, apesar de que tiramos eles do sério”.

3) “no meu ponto de vista não, deveria ter mais ordem e ser mais rígido com alguns alunos mal educados”.

4) “Estável, não é bom, mas também não é ruim, mas acho que pode melhorar com a ajuda de todos nós”.

5) “Uma boa aluna, presto atenção nas aulas tiro boas notas, só preciso melhorar em matemática que sou péssima.”

6) “Que o colégio seja um ambiente melhor e que tenha mais “instrutura” e a visão pro meu futuro é concluir meus estudos, quem sabe fazer faculdade e arrumar um bom emprego.”


ALUNO 2 – 5ª SÉRIE – 13 ANOS - SEXO MASCULINO

1) “Eu acho que é muito ótimo”

2) “Eu gosto de todos eles”

3) “Sim, muito boa”

4) “Importante”

5) “mal comportado”

6) “Virar jogador de futebol”
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Diante dos questionários aplicados, concluímos que não há unanimidade nas respostas dos alunos. Chegamos à conclusão que a grande maioria deles elogia os professores e demais funcionários das escolas. Alguns reclamam por terem dificuldade em aprender matemática, outros reclamam por não terem professor da referida disciplina na sala de aula. Percebemos que existe auto-estima pela maioria deles, já que se auto-elogiam enquanto alunos. Percebemos ainda, que eles não têm objetivos definidos com relação ao que fazer no futuro.
Chegamos à conclusão que, no geral, as respostas foram satisfatórias, porém nos preocupou o fato dos alunos não terem boas expectativas para o futuro. Sabemos que isso pode influenciar de forma significativa no desempenho escolar, uma vez que quando não sabemos o que queremos ser no futuro, a tendência é nos preocuparmos pouco com os estudos. Sugerimos que os pais conversassem mais com os seus filhos, no sentido de incentivá-los a estudar, alertando-os sobre a importância dos estudos para suas vidas pessoais e profissionais.

domingo, 19 de julho de 2009

A decadência da educação

A imagem apresenta a negligência no trato com a educação. Nela, observamos um professor de escola pública do Paraná escrevendo em um quadro negro danificado. Diante disso, fica o seguinte questionamento: Como promover uma educação de qualidade sem os mínimos recursos para o trabalho docente?

Fonte: JORNAL do Senado, Ano XIV, Nº 2.925/198- Brasília 17 a 23 de novembro de 2008, p. 01.