quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

RELATÓRIO DA SÉTIMA AULA




Aluno(a)s interagem com as atividades propostas

Começamos a sétima aula pedindo aos alunos para produzir o relatório da aula de campo que havia acontecido anteriormente. Essa atividade foi desenvolvida em grupos. Logo em seguida pedimos que os grupos fizessem a troca do material produzido e cada um apresentou o relatório, analisou e deu nota para o trabalho dos colegas. Feito isso, tratamos de apresentar o tema que seria trabalhado durante aquele encontro, Leis ambientais. De início, como já era esperado, houve certa resistência pelos em discutir sobre leis, mas começamos fazer analogias com outras leis de interesses comuns entre a população, assim eles compreenderam a importância de discutir as leis que visam à proteção e uso sustentável da natureza. Fizemos a análise crítica da Lei Orgânica do Município de Jacobina, enfocando a parte que trata do meio ambiente, buscando contextualizar com a realidade do dia a dia dos alunos.
Reservamos um pouco de tempo para o lanche e no retorno aplicamos a dinâmica “Técnica do autódromo”, explorando a temática da aula e os demais temas abordados durante o minicurso. No final do encontro discutimos propostas para realizarmos na confraternização de encerramento.
Apesar da resistência dos alunos (já prevista desde a sugestão do tema) conseguimos os objetivos estabelecidos para a aula, uma vez que eles tiveram ciência da importância de termos conhecimento sobre leis, sobretudo as ambientais que eram o objeto da aula.