quarta-feira, 25 de agosto de 2010

RELATÓRIOS DAS AULAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA III

Alunos da 6ª Série B-Vespertino-CMGDM

Por: Roberval Souza Pereira

Realizei o Estágio Supervisionado em Geografia III, no Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (CMGDM)-COMUJA, localizado no Bairro Félix Tomaz em Jacobina-Bahia, na turma “B” da 6ª Série do ensino fundamental do turno vespertino, no período de maio a julho de 2010, na II unidade, onde as aulas semanais foram geminadas, sempre às quintas-feiras no primeiro e segundo horários respectivamente, sob orientação do professor supervisor Mestre Edvaldo Hilário e professor regente Carlos Glerdiston.

AULA DO DIA 27 DE MAIO DE 2010

A referida aula começou com a minha apresentação à turma pelo professor Carlos Glerdiston, o qual me deu as boas vindas e desejou sucesso. Em seguida, foi realizada uma dinâmica de apresentação, começando por mim sendo seguida pelos alunos. Propomos e discutimos algumas regras a serem adotadas durante a realização das aulas com o fim de obtermos os melhores resultados no decorrer da unidade letiva. Fizemos a apresentação do tema: “Industrialização e Urbanização Brasileira”, onde fizemos uma sondagem do conhecimento prévio da turma através de uma atividade em grupos, e em seguida definimos alguns conceitos relacionados ao tema.

AULA DO DIA 05 DE JUNHO DE 2010

Esta aula aconteceu em um sábado letivo e foi ministrada pelo professor regente Carlos Glerdiston, conforme entendimento estabelecido previamente, o qual aplicou uma atividade relacionada à Copa do Mundo – África 2010 que foi por mim elaborada. A atividade após ter sido desenvolvida pela turma me foi devolvida para correção.

AULA DO DIA 10 DE JUNHO DE 2010

Nesta aula discutimos o processo de industrialização e urbanização no Brasil, a qual aconteceu na sala de multimídia com apresentação em Power Point, e a discussão e reflexão da turma sobre esse processo bem como suas causas e consequências. Para contextualização do tema, fizemos um breve levantamento sobre quem dos alunos morava na cidade e quem morava no campo. Discutimos entre outras coisas a formação das favelas, o êxodo rural, a criminalidade, o lixo, como fruto deste processo que ocorreu sem planejamento.

AULA DO DIA 17 DE JUNHO DE 2010

Esta aula aconteceu na sala de multimídia e foi a continuidade da aula anterior do dia 10/06/2010, onde contextualizamos o tema, analisamos alguns resultados deste processo, mostrando pontos positivos como o conforto e agilidade promovidos pelos avanços tecnológicos, como meios de transportes e os eletroeletrônicos, como o aparelho celular.
Ao final da aula fomos ao pátio do colégio onde realizamos a dinâmica “Proteja seus sonhos”, fazendo uma relação com o tema, bem como com nosso cotidiano, lembrando que é possível alcançarmos nossos objetivos em harmonia e respeito ao nosso semelhante.
AULA DO DIA 01 DE JULHO DE 2010

Nesta aula aproveitamos o primeiro momento para fazermos uma revisão do conteúdo trabalhado nas aulas anteriores e esclarecimento de dúvidas, e em seguida aplicamos a avaliação proposta, a qual foi realizada em dupla. Ao final da aula, fizemos a devolução da primeira atividade realizada pelos alunos. Também informamos à turma o conteúdo da próxima aula e a atividade que lhe seria exigida com relação ao seu conteúdo.

AULA DO DIA 08 DE JULHO DE 2010

Esta aula aconteceu na sala de multimídia, onde foi exibido o filme “Tempos Modernos”, o qual retrata o processo de industrialização na década de 1930. Explicamos aos alunos os aspectos a serem observados no filme bem como a atividade a ser desenvolvida na aula seguinte. No início do filme a turma estava atenta, porém decorridos aproximadamente 40 minutos, iniciou-se uma inquietação, a qual acreditamos ter sido motivada pelo calor excessivo, uma vez que o condicionador de ar estava com defeito e fazia calor. Como medida na busca de amenizar a inquietação, avançamos algumas partes do filme, cortando as partes que julgamos menos atrativas, conseguindo concluir o filme e aula com êxito.
Nesta aula recebemos a visita do professor supervisor Edvaldo Hilário juntamente com o professor regente Carlos Glerdiston, os quais estavam em atividade de observação.

AULA DO DIA 15 DE JULHO DE 2010

Nesta aula solicitamos que os alunos fizessem um breve comentário sobre o filme exibido na aula anterior, promovendo um debate e uma contextualização com os temas industrialização e urbanização. Observamos as mais diversas opiniões, onde a maioria disse ter gostado do filme. Após o debate e a aplicação e correção da avaliação, percebemos que foi possível fazer uma relação do filme com o tema industrialização e urbanização, alcançando o objetivo proposto.

AULA DE ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO EM 22 DE JULHO DE 2010

Neste dia, conforme combinado e sob orientação do professor regente fizemos a recuperação paralela no início da aula com sete alunos que não alcançaram a média mínima exigida. Após a conclusão da atividade de recuperação, fizemos uma avaliação deste período de estágio, agradecemos o professor regente, a direção da escola e aos alunos pela oportunidade concedida. Entregamos um livro ao professor regente e a cada aluno como lembrança e forma de gratidão. Concluímos nossa atividade com um lanche e agradecendo a todos.

RELATÓRIO GERAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA III

A vida é feita de desafios. E com o estágio de regência em sala de aula não foi diferente. Assumir uma turma de alunos e desenvolver as atividades durante uma unidade letiva foi um grande desafio e a oportunidade de vivenciar na prática a atividade docente no atual sistema educacional brasileiro.

Assumir uma turma de 6ª série do ensino fundamental no turno vespertino, onde as aulas eram geminadas e assim proporcionou melhor adequação com minhas atividades profissionais. Fiz um primeiro contato com o professor regente, o qual de pronto se dispôs a ceder a turma e em seguida foram feitos todos os arranjos necessários para o início das atividades, como temas, conteúdos, metodologia adotada, etc., para assim buscar me adequar ao programa e dá continuidade aos trabalhos já desenvolvidos pelo professor regente, sem muitas alterações. Procuramos desenvolver o conteúdo de cada aula contextualizando o mesmo com o dia-a-dia dos alunos.

Quanto ao desenvolvimento dos conteúdos propostos para a unidade, como já havia sido comentado pelo professor regente, não foi possível trabalhar todos. Um fator limitante foram os feriados ocorridos neste período. Porém concluímos que houve bom aproveitamento dos conteúdos trabalhados, pois de uma turma com mais de trinta alunos, apenas sete não alcançaram a média mínima, com os quais foi aplicada uma recuperação paralela com o fim de melhorar a média final da unidade.

Tive o privilégio e o desafio de substituir e ser regido por um professor competente, dinâmico e comprometido, o que trouxe sobre mim uma grande responsabilidade. Porém o mesmo sempre esteve presente e pronto para prestar todo o suporte necessário para o bom andamento dos trabalhos. Cada atividade que seria desenvolvida era apresentada para apreciação e sugestão do mesmo.

Estar na sala como professor tem suas particularidades e singularidades. É uma experiência bem diferente de ser apenas um observador. É outra realidade. Porém concluímos dizendo que foi uma experiência desafiadora, inovadora e gratificante.

Agradeço a Deus. Agradeço a todos que direta ou indiretamente contribuíram para o cumprimento desta missão.

Que Deus abençoe a todos.