sábado, 21 de novembro de 2009

Links

Ministério do Meio Ambiente

Nosso espaço

Caros alunos, esse blog foi desenvolvido com o objetivo de que haja uma interação maior entre professores e alunos. Portanto, fiquem à vontade para postarem seus comentários sobre as nossas publicações. Comentem sobre as aulas, se estão sendo boas ou ruins, se estão gostando do Minicurso ou não. Comentem também sobre o que acharem necessário e interessante. Lembrem-se que são muito importantes e fundamentais para o desenvolvimento do nosso trabalho.

RELATÓRIO DA SEGUNDA AULA



Aluno(a)s participam da dinêmica com entusiamo

A segunda aula ocorreu no dia 28 de outubro de 2009, onde fizemos a retomada da aula anterior, questionando a turma sobre o tema abordado e indagando se havia alguma dúvida a ser esclarecida. Os alunos se mostraram satisfeitos com a forma como o conteúdo foi discutido. Em seguida apresentamos o tema do dia: “Poluição Atmosférica”, onde indagamos os alunos sondando seu conhecimento prévio. Nesse momento notamos que a turma detinha um conhecimento mais a nível global. No decorrer da aula, definimos o que é atmosfera, analisamos sua composição, bem como discutimos suas causas e efeitos, levando em consideração as questões globais, enfatizando as questões locais, bem como medidas que possam contribuir para a minimização de seus efeitos, onde cada um pode fazer sua parte para alcançarmos resultados positivos.
No decorrer da aula realizamos a dinâmica: “Proteja Seu Sonho”, onde cada aluno recebeu um balão e o encheu, escrevendo nele um sonho. Em seguida formamos um círculo, e explicamos a dinâmica. Foi um momento de euforia e descontração, onde ao final fizemos uma relação com o tema, lembrando que, o homem, muitas vezes no afã de alcançar seus objetivos ignora o semelhante e a relação de equilíbrio com a natureza. Também enfatizamos que para alcançamos nossos ideais não precisamos destruir a natureza nem nosso próximo.
Apresentamos dois vídeos relacionados ao tema, os quais foram discutidos após a exibição. Como procedimento avaliativo, realizamos a “Técnica do Autódromo”, sendo a turma foi dividida em três equipes para responder às questões, momento em que os alunos deram nomes às equipes e no final houve uma equipe vencedora, sendo a mesma premiada.
Concluímos a aula fazendo uma avaliação do encontro, onde os alunos se manifestaram demonstrando satisfação e enfatizando que foi uma aula diferente e bastante enriquecedora.
Diante do exposto, consideramos a aula bastante produtiva onde alcançamos os objetivos propostos.

domingo, 15 de novembro de 2009

PRIMEIRO DIA DO MINICURSO


Momento em que o(a)s aluno(a)s faziam a leitura do texto

A aula de 21 de outubro de 2009 marcou o início do minicurso intitulado “Impactos ambientais nas zonas rurais e urbanas”, que está sendo desenvolvido no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro.
Começamos a aula nos apresentando, e em seguida, pedimos aos alunos que se apresentassem e para isso sugerimos que o fizessem mediante a dinâmica “Nome e sobrenome”, garantindo assim, um momento de descontração e alegria entre todos. Feito isso, continuamos nosso trabalho com a apresentação geral do “Projeto de Intervenção”, mencionando os objetivos pretendidos com a realização do minicurso.
Na sequencia, trabalhamos o tema: “Ambiente urbano versus ambiente rural: Conceitos”, com os conteúdos: Impactos ambientais e Ambientes rurais e urbanos, objetivando a caracterização desses meios para a posterior análise dos impactos ambientais concernentes a cada um.
Vale ressaltar que os alunos contribuíram decisivamente para o bom andamento da aula, uma vez que os mesmos apresentaram seus conhecimentos prévios acerca do tema e também levantaram questionamentos sobre os diversos assuntos relacionados à temática em discussão.
Houve ainda a exibição de pequenos vídeos que traziam uma síntese das discussões em pauta e texto para discussão, contribuindo para ilustrar nossa aula.
Concluímos a aula agradecendo aos alunos presentes e convidando a todos para continuar freqüentando o minicurso até a conclusão do mesmo.
Diante do exposto, podemos afirmar que a aula configurou-se como sendo expositiva-dialógica e, sobretudo, dinâmica, alcançando os objetivos almejados.