quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

RELATÓRIO DA SEXTA AULA



Aluno(a)s observam o Rio Itapicuru Mirim



Visita a Embasa

No nosso sexto encontro, dia 25 de novembro de 2009, estava previsto que fizéssemos a retomada da aula anterior, apresentação da atividade a ser desenvolvida, ou seja, uma aula de campo pelas partes centrais da cidade, incluindo visita a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (EMBASA), com o objetivo de que os alunos identificassem impactos ambientais nesse ambiente e que também conhecessem como é realizado o tratamento dá água do nosso município. Depois de realizada essa atividade pediríamos que fizessem um relatório em grupo que contemplasse o roteiro, a visita a Embasa, bem como os impactos ambientais identificados por eles, por fim, discutiríamos a aula na sua totalidade.
Quase tudo ocorreu como estava previsto, fizemos a apresentação da atividade, esclarecemos o que era uma aula de campo, detalhamos qual era o roteiro e o que queríamos que eles relatassem. Saímos do colégio por volta das 14h30min em direção ao centro de abastecimento, local onde puderam observar resíduos sólidos e muita poluição sonora, partimos em direção ao Estádio José Rocha, passando pela rua do mesmo nome, seguindo pela Rua Arthur Diniz Veloso até chagarmos à passarela da amizade. Lá os alunos visualizaram as águas do Rio Itapicuru Mirim totalmente poluídas pelos esgotos residenciais que são despejados, queimadas na serra da Bananeira, poluição atmosférica através de veículos que transitam pelas Avenidas Lomanto Júnior e Orlando Oliveira Pires, entre outros.
A ansiedade era grande para que chagássemos logo a Embasa para conhecermos como é realizado o processo de tratamento da água que chega até as nossas residências. Partimos em direção à empresa de tratamento de água. Na chegada fomos recepcionados pelo gerente local, senhor Augusto, que nos recebeu com cordialidade, não se incomodando com as várias perguntas que foram feitas acerca do processo de tratamento da água. Augusto nos mostrou todo o processo desde a chegada da água das barragens do Rio do Ouro, Itapicuruzinho e Cachoeira Grande até o final quando a água está pronta para ser distribuída para o consumo humano.
Como havíamos dito, quase tudo ocorreu como estava previsto, pois ao término da visita a Embasa já esta bem próximo das 17 horas, dando tempo apenas para fazermos um lanche e tirarmos algumas dúvidas, isso tudo fora da sala de aula. O relatório teve que ficar para aula seguinte, bem como a discussão de tudo o que ocorreu nesse nosso encontro.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

QUINTO DIA DO MINICURSO


aluno(s) produzem cartazes sobre o tema da aula

A quinta aula ocorrida no dia 18 de novembro de 2009, teve como tema “Degradação do Meio Ambiente no Semi-árido”, tendo como objetivos analisar problemas relacionados à devastação neste ambiente, reconhecer a importância de conservar seu habitat natural da fauna e flora, formulando alternativas para conter o avanço da sua degradação.

Antes de adentrarmos no tema propriamente dito, em um bate-papo informal, instigamos os alunos a falarem sobre o futuro profissional e o que eles consideravam essencial para alcançarem seus objetivos. Durante as falas, a grande maioria ressaltou os estudos como fator primordial para o êxito na vida.

Como previsto, fizemos a retomada da aula anterior e apresentamos o tema do dia, sondamos seu conhecimento prévio, bem como seu interesse pelo assunto. No decorrer da aula buscamos a promoção das discussões levantando questionamentos, motivando a participação do grupo e mediando os debates. Uma das questões que impulsionou o debate foi sobre jacobina está ou não situada no semi-árido. Após as discussões e localização no mapa, ficou claro que nossa cidade está localizada no referido clima, e que a mesma é privilegiada com um micro clima, que a diferencia no que se refere às características do semi-árido.

Estava previsto a realização da dinâmica “Juntando as Letras”, porém a mesma não ocorreu, já que a aula transcorreu em um clima bem animado e participativo. Em seguida foi exibido um vídeo sobre queimadas e desmatamentos, chamando a atenção da turma, na sequência fizemos uma breve reflexão sobre o mesmo.

Após o vídeo paramos para o lanche, em seguida distribuímos um texto para discussão em grupo e após a discussão do mesmo, munidos de cartolina e demais materiais necessários, foram confeccionados cartazes em grupo representando o tema. Cada grupo foi até a frente para expor e explanar seu trabalho. Após as apresentações, fizemos uma avaliação da aula do dia, onde os alunos consideraram relevante e oportuna, sendo bastante enriquecedora para eles, pois ampliaram seus horizontes de conhecimentos sobre a temática.

Ao final, nos congratulamos, pois concluímos que nossos objetivos foram alcançados e o encontro culminou em êxito.

domingo, 29 de novembro de 2009

RELATÓRIO DA QUARTA AULA


A turma ficou "antenada" diante das explanações

A nossa quarta aula aconteceu no dia 11, de novembro de 2009, e o tema abordado foi: “Ciclo hidrológico”. De início, fizemos a retomada do tema anterior, perguntando aos alunos se eles pesquisaram sobre o assunto discutido anteriormente e/ou se surgiram dúvidas relacionadas à temática, em seguida, apresentamos o tema que seria trabalhado durante a aula e, logo, procuramos questioná-los sobre o que já sabiam sobre o Ciclo hidrológico, alguns embora não soubessem defini-lo com exatidão, o associaram com a água. Essa sondagem foi importante para estabelecermos a maneira mais coerente para trabalharmos esse conteúdo. Em princípio, definimos o que é o Ciclo hidrológico, e continuamos definindo e discutindo suas diversas etapas. Para tanto, utilizamos imagens, vídeos, animações e o quadro negro, ou seja, fizemos a correspondência entre teoria e prática. Discutimos também a disponibilidade da água: localização, estado físico, condições de consumo; sua aplicação nas atividades humanas; seu papel de agente modelador do relevo, e, sobretudo, a importância do uso racional, uma vez que se trata de um recurso vital para a vida na Terra. Demos um intervalo para o lanche e no retorno os alunos leram um texto que auxiliou para responder questões levantadas durante a dinâmica “Técnica do autódromo”, que funcionou como recurso avaliativo sobre a aprendizagem do assunto dessa aula e de outras ocorridas anteriormente. Durante a dinâmica presenciamos uma competitividade sadia, e melhor que isso, constatamos que os alunos estão assimilando os assuntos que estão sendo abordados. Finalizamos a aula premiando a todos e agradecendo a presença e participação nesse encontro.