segunda-feira, 16 de agosto de 2010

RELATÓRIOS DAS AULAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA III

                         Alunos da 6ª A ensino fundamental turno vespertino do CMGDM

Por: Edinaldo Lima da Luz

Eu, Edinaldo Lima da Luz, aluno do sétimo semestre do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus IV, Jacobina - Bahia, realizei o Estágio Supervisionado em Geografia III, no Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda, localizado no bairro Felix Tomaz em Jacobina, Bahia, na turma de 6ª série A do ensino fundamental do turno vespertino no período de maio a julho de 2010, (II unidade) sob a orientação do professor supervisor, Mestre Edvaldo Hilário e professor regente Risério Simões Nunes.

RELATÓRIO DAS AULAS DE 26 DE MAIO DE 2010

A aula de 26 de maio de 2010, começou com a minha apresentação, realizada pela professora Solange, em seguida os alunos se apresentaram, logo após estabelecemos algumas regras que seriam utilizadas durante as aulas de Geografia para que as mesmas transcorressem sem problemas para ambas as partes. Apresentei de forma breve o projeto desenvolvido para trabalhar durante o estágio e dando continuidade informei qual seria o assunto da primeira aula: Industrialização brasileira, orientando quais os objetivos que esperávamos para esse tema e instigando os alunos a cerca do que eles já conheciam a esse respeito. Conseguimos visualizar alguns pontos importantes sobre a urbanização brasileira, mas alguns pontos ficaram para serem trabalhados nas aulas seguintes.

RELATÓRIO DAS AULAS DE 2 DE JUNHO DE 2010

Nessa aula fizemos a retomada do tema anterior para concluirmos alguns pontos que não puderam ser trabalhados na primeira aula. Em seguida, apresentei o tema da aula: Fontes de energia no Brasil, como de praxe, busquei obter o conhecimento prévio dos alunos para definir a metodologia que aplicaria com a turma. Feito isso, passei a discutir com os alunos as principais fontes de energias utilizadas no Brasil, sua origem, sua disponibilidade, e impactos ambientais. Um ponto interessante surgiu quando trabalhávamos a energia proveniente das hidrelétricas, pois muitos alunos achavam que a água era transformada diretamente em energia e perdia totalmente a sua forma líquida não podendo ser reaproveitada, a partir de então, passei a explicar que a água era utilizada para movimentar as turbinas que alimentavam o gerador e assim por diante e depois continuava o seu percurso ao longo do rio.
Ao longo da aula enfatizei a relação entre a produção de energia e a indústria, discutimos sobre os principais consumidores de energia, e finalizamos a aula discutindo sobre as fontes de energias alternativas. Dessa aula resultou a produção de um quadro resumo das principais fontes de energias brasileiras, sua origem e impactos ambientais que serviu como uma das primeiras notas da unidade na disciplina em questão.

RELATÓRIO DAS AULAS DE 9 DE JUNHO DE 2010

Nessas aulas damos início ao tema: Urbanização brasileira. No primeiro momento buscamos estabelecer a diferença entre zona urbana e zona rural, logo após passamos a discutir o surgimento das cidades no Brasil, a localização das primeiras cidades, a interiorização das cidades, o aumento das populações urbanas. Continuando, passamos a discutir os elementos que auxiliaram o desenvolvimento das cidades, a infra-estrutura urbana, os diferentes usos do solo urbano e a relação entre êxodo rural e favelização.
Analisamos a importância da industrialização como fator concentrador de pessoas e fornecedor de bens para a população urbana.

RELATÓRIO DAS AULAS DE 16 DE JUNHO DE 2010

Esta aula ocorreu na sala de multimídia, pois utilizamos diversas imagens e pequenos vídeos para ilustrar a discussão da aula anterior.
Visualizamos e discutimos as imagens de cidades planejadas, espontâneas, a infra-estrutura urbana, a arborização, a verticalização das habitações, a paisagem urbana segundo a época, os contrastes urbanos envolvendo moradias luxuosas a o lado do pauperismo das periferias.

RELATÓRIO DAS AULAS DE 30 DE JUNHO DE 2010

Nessas aulas trabalhamos sobre as metrópoles brasileiras discutindo a relação política, econômica e cultural que envolve as cidades que compõem as regiões metropolitanas do Brasil.
Logo após realizamos uma atividade de fixação comportado a maior parte do conteúdo trabalhado até aquele momento.

RELATÓRIO DAS AULAS DE 07 DE JULHO DE 2010

Nessas aulas trabalhamos com a produção de cartazes cujo tema: Brasil um país urbano industrial. Os alunos foram orientados a recortar e colar em cartazes figuras e imagens relacionadas aos assuntos trabalhados durante a II unidade, anotando abaixo de cada imagem colada a que ela se referia. Terminada esta etapa cada grupo de alunos realizou a apresentação oral da sua produção para a classe. Essa atividade serviu de base para a analise da compreensão dos conteúdos trabalhados. Ao final ficou comprovando que os alunos estavam apreendendo o conteúdo ministrado durante as aulas de Geografia.

RELATÓRIO DAS AULAS DE 14 DE JULHO DE 2010

Nessas aulas foi trabalhada a técnica do autódromo, onde em grupos os alunos responderam as questões levantadas. De início parecia que a atividade não iria fluir como esperado, mas ao longo da atividade os alunos passaram a se divertir com a aula e com a competição saudável que surgiu e com isso alcançamos os objetivos esperados, sendo esta uma das aulas mais produtivas da unidade.

RELATÓRIO DO ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO EM 21 DE JULHO DE 2010

As atividades de encerramento começaram através da leitura de uma mensagem com título: Montanha, com a qual discutimos sobre a importância das nossas escolhas e a necessidade do convívio em parceria para o sucesso das nossas ações na vida.
Logo após fizemos uma breve análise de como foi o estágio abordando os pontos positivos e negativos das aulas de Geografia durante o estágio.
O professor regente esteve presente e participou conversando com os alunos e comigo sobre estágio e práticas metodológicas, em seguida, foram entregues alguns brindes simbólicos e uns doces, fizemos um agradecimento geral e concluímos o trabalho.

RELATÓRIO GERAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRFIA III

O primeiro estágio de regência em sala de aula serviu de parâmetro para entender um pouco sobre a situação atual da educação em nosso país, das dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos, mas isso tudo resultou numa experiência proveitosa para a minha vida.
Optei por uma turma de 6ª série do ensino fundamental no turno vespertino porque o conteúdo trabalhado seria relacionado a regionalização do Brasil e por conta do horário poder se conciliar com as demais atividades do meu dia a dia.
Procurei o professor regente para obter algumas informações sobre a turma, o tema geral da unidade e a metodologia adotada e o mesmo mostrou-se muito prestativo fornecendo tais informações que foram determinantes para o meu planejamento e condução das atividades ao longo do período que assumi a sala de aula.
Durante as aulas consegui trabalhar os conteúdos planejados, embora em alguns momentos tivéssemos alguns problemas relacionados ao comportamento de um ou outro aluno, mas que no diálogo ou usando alguma medida de advertência conseguimos sanar sem prejudicar o trabalho voltado para a sala como um todo ou mesmo para o aluno que advertido. Alguns alunos também participavam de forma positiva da aula, trazendo exemplos ou questionando sobre alguma coisa relacionada ao tema.
Conforme mencionado anteriormente busquei trabalhar uma metodologia que não rompesse totalmente com a utilizada pelo professor regente para que o processo de ensino-aprendizagem não fosse prejudicado e que não fossem levantados analises comparativas entre os nossos trabalhos por parte dos alunos.
O professor regente sempre estava acompanhando o processo de estágio e oferecendo auxilio e eu também sempre que tinha uma duvida sobre algum processo relacionado ao tratamento dos dados relacionados à avaliação e outros o procurava para não incorrer em erros futuros.
A maior parte dos alunos alcançaram média acima da mínima exigida para aprovação não porque veio de um estagiário, mas sim pelo bom trabalho desenvolvido por ambos os envolvidos no processo.
Diante do exposto nos relatórios individuais das aulas e no relatório geral do Estágio Supervisionado em Geografia III, posso concluir que foi uma experiência desafiadora e positiva que servirá de base para o planejamento das atividades futuras relacionadas ao Estágio Supervisionado em Geografia IV, e mesmo para a regência de sala de aula.
Aproveitando a oportunidade agradeço a todos que contribuíram com o sucesso do meu trabalho, ao professor regente, aos alunos e a instituição de ensino escolhida representada por todos os funcionários.