quarta-feira, 24 de junho de 2009
AULAS OBSERVADAS
Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro – CEDBC.
Praça Presidente Kennedy, nº. 200 – Jacobina - Bahia.Curso: Ensino Fundamental
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Colégio Estadual Professora Felicidade de Jesus Magalhães – CEPFJM.
Avenida Centenário, s/nº - Nazaré - Jacobina - Bahia.Curso: Ensino FundamentalTurma: 7ª e 8ª - noturno
Disciplina: História
Data da visita: 10 de junho de 2009
Início: 19h40min. Término 20h20min.
Tema: Debate: Região Nordeste
Profª. Cláudia
ESTRUTURA FÍSICA DA SALA
A sala conta com ventiladores, TV pendrive, quadro negro e branco, carteiras distribuídas em semicírculos.
FREQÜÊNCIA NA AULA
Quinze alunos com faixa etária entre dezesseis a dezoito anos.
Durante esta aula ocorreu a discussão sobre os problemas sociais e climáticos enfrentados pela população nordestina. Foram abordados os programas do Governo Federal que visam combater as discrepâncias sociais latentes, tais como: a construção de barragens, açudes e cisternas para captar água e amenizar os agravos da seca na região.
Professora e alunos debateram acerca da educação e qualificação como elemento promissor para a equidade da renda e melhoria das condições se sobrevivência. Na oportunidade um aluno apresentou o seguinte exemplo: “para a falta de qualificação e a conseqüente má remuneração de alguns trabalhadores que caracteriza ainda uma agressão moral aos trabalhadores: O ajudante de pedreiro ganha R$ 20,00 por dia e o pedreiro ganha R$ 40,00. É uma exploração”.
Ao final, observamos que a aula foi participativa, dialógica e contextualizada com a realidade vivenciada pelos alunos, ou seja, está correspondendo com as expectativas e objetivos esperados na educação.
Colégio Estadual Professora Felicidade de Jesus Magalhães – CEPFJM.
Avenida Centenário, s/nº - Nazaré - Jacobina - Bahia.Curso: Ensino FundamentalTurma: 5ª e 6ª - noturno
Disciplina: História
Data da visita: 10 de junho de 2009
Início: 21h10min. Término 21h50min.
Tema: “Estudo dos significados de palavras a partir do dicionário e do livro de história Segmento A”
Profª. Cláudia
ESTRUTURA FÍSICA DA SALA
A sala conta com ventiladores, TV pendrive, quadro negro e branco, carteiras distribuídas em semicírculos.
Praça Presidente Kennedy, nº. 200 – Jacobina - Bahia.Curso: Ensino Fundamental
Turma: 1º ano – A - noturno
Data da visita: 04 de junho de 2009
Início: 19h40min. Término 20h20min.
Tema: Entrega e correção de exercícios sobre coordenadas geográficas
Profª. Luiza
A turma possui um total de 50 alunos matriculados, destes 19 estavam presentes desde o início da aula e um chegou 01 após 20 minutos do início. Segundo informação da professora há uma evasão muito grande nessa classe, existindo um “rodízio” entre os alunos, ou seja, uns freqüentam uma aula e na seguinte comparecem os que faltaram a anterior. A professora informou ainda que existem alunos que efetuaram a matrícula e nunca compareceram a nenhuma aula, configurando assim, um desinteresse total com a sua aprendizagem e formação profissional.
ESTRUTURA FÍSICA DA SALA
A sala conta com dois ventiladores, TV pendrive, quadros negro e branco, carteiras distribuídas no modelo tradicional, que estavam rabiscadas.
DESENVOLVIMENTO DA AULA
No início a professora entregou trabalhos e divulgou as notas da primeira unidade, onde ficou evidente que os alunos não tiveram um bom rendimento, pois as notas foram muito baixas, ficando na maioria dos casos entre dois e três.
Após a chamada a professora fez a correção de uma atividade que fora proposta na aula anterior. Nesse momento, cada aluno levava o caderno até a mesa da docente que corrigia individualmente a resposta de cada um, sem socialização das mesmas. Percebemos no final da aula que vários alunos não realizaram a atividade, ficando sem a referida correção. Percebemos ainda que não foi possível a professora corrigir todos os exercícios devido a forma de correção que ela adotou.
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Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro – CEDBC.
Praça Presidente Kennedy, nº. 200 – Jacobina - Bahia.Curso: Ensino FundamentalTurma: 1º ano-C noturno
Data da visita: 04 de junho de 2009
Início: 21h10min. Término 21h50min.
Tema: Leitura, interpretação e reescrita
Profª. Luiza
ESTRUTURA FÍSICA DA SALA
A sala conta com dois ventiladores, TV pendrive, quadros negro e branco, carteiras distribuídas no modelo tradicional que estavam rabiscadas.
DESENVOLVIMENTO DA AULA
No primeiro momento, foi apresentada uma proposta de atividade para a aula da semana seguinte.
A atividade consistia em trazer um recorte de jornal, revista, etc., com uma reportagem focando: “O mundo em notícias”, para apresentar e discutir sobre o meio ambiente.
Tema: “dia mundial do meio ambiente”.
A nota desse trabalho será dada sobre o (comentário) que o aluno tecer acerca da reportagem.
Logo após, a professora solicitou que os discentes fizessem um resumo no caderno dos dois primeiros parágrafos da página 37 do livro didático de Geografia, ensino médio, volume único, de João Carlos Moreira e Eustáqio de Sene. Este trabalho está incluído no plano de aula: Leitura, Interpretação e reescrita que já estava sendo aplicado desde as aulas anteriores.
Posteriormente, cada aluno corrigiu com a professora a resposta, porém, sem a socialização com a turma.
Durante toda a aula os discentes estavam muito dispersos, sendo que nem todos estavam com o livro didático. Assistiram a aula dezenove alunos do primeiro ano e um da oitava série que estava repondo uma avaliação.
Concluímos que, de modo geral, as duas aulas observadas não foram produtivas, pois só visualizamos a transcrição do conteúdo do livro didático. Não havendo intervenção da professora em relação ao assunto abordado, o que nos leva a afirmar que estamos distantes do verdadeiro propósito do ensino-aprendizagem.
Data da visita: 04 de junho de 2009
Início: 19h40min. Término 20h20min.
Tema: Entrega e correção de exercícios sobre coordenadas geográficas
Profª. Luiza
A turma possui um total de 50 alunos matriculados, destes 19 estavam presentes desde o início da aula e um chegou 01 após 20 minutos do início. Segundo informação da professora há uma evasão muito grande nessa classe, existindo um “rodízio” entre os alunos, ou seja, uns freqüentam uma aula e na seguinte comparecem os que faltaram a anterior. A professora informou ainda que existem alunos que efetuaram a matrícula e nunca compareceram a nenhuma aula, configurando assim, um desinteresse total com a sua aprendizagem e formação profissional.
ESTRUTURA FÍSICA DA SALA
A sala conta com dois ventiladores, TV pendrive, quadros negro e branco, carteiras distribuídas no modelo tradicional, que estavam rabiscadas.
DESENVOLVIMENTO DA AULA
No início a professora entregou trabalhos e divulgou as notas da primeira unidade, onde ficou evidente que os alunos não tiveram um bom rendimento, pois as notas foram muito baixas, ficando na maioria dos casos entre dois e três.
Após a chamada a professora fez a correção de uma atividade que fora proposta na aula anterior. Nesse momento, cada aluno levava o caderno até a mesa da docente que corrigia individualmente a resposta de cada um, sem socialização das mesmas. Percebemos no final da aula que vários alunos não realizaram a atividade, ficando sem a referida correção. Percebemos ainda que não foi possível a professora corrigir todos os exercícios devido a forma de correção que ela adotou.
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Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro – CEDBC.
Praça Presidente Kennedy, nº. 200 – Jacobina - Bahia.Curso: Ensino FundamentalTurma: 1º ano-C noturno
Data da visita: 04 de junho de 2009
Início: 21h10min. Término 21h50min.
Tema: Leitura, interpretação e reescrita
Profª. Luiza
ESTRUTURA FÍSICA DA SALA
A sala conta com dois ventiladores, TV pendrive, quadros negro e branco, carteiras distribuídas no modelo tradicional que estavam rabiscadas.
DESENVOLVIMENTO DA AULA
No primeiro momento, foi apresentada uma proposta de atividade para a aula da semana seguinte.
A atividade consistia em trazer um recorte de jornal, revista, etc., com uma reportagem focando: “O mundo em notícias”, para apresentar e discutir sobre o meio ambiente.
Tema: “dia mundial do meio ambiente”.
A nota desse trabalho será dada sobre o (comentário) que o aluno tecer acerca da reportagem.
Logo após, a professora solicitou que os discentes fizessem um resumo no caderno dos dois primeiros parágrafos da página 37 do livro didático de Geografia, ensino médio, volume único, de João Carlos Moreira e Eustáqio de Sene. Este trabalho está incluído no plano de aula: Leitura, Interpretação e reescrita que já estava sendo aplicado desde as aulas anteriores.
Posteriormente, cada aluno corrigiu com a professora a resposta, porém, sem a socialização com a turma.
Durante toda a aula os discentes estavam muito dispersos, sendo que nem todos estavam com o livro didático. Assistiram a aula dezenove alunos do primeiro ano e um da oitava série que estava repondo uma avaliação.
Concluímos que, de modo geral, as duas aulas observadas não foram produtivas, pois só visualizamos a transcrição do conteúdo do livro didático. Não havendo intervenção da professora em relação ao assunto abordado, o que nos leva a afirmar que estamos distantes do verdadeiro propósito do ensino-aprendizagem.
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Colégio Estadual Professora Felicidade de Jesus Magalhães – CEPFJM.
Avenida Centenário, s/nº - Nazaré - Jacobina - Bahia.Curso: Ensino FundamentalTurma: 7ª e 8ª - noturno
Disciplina: História
Data da visita: 10 de junho de 2009
Início: 19h40min. Término 20h20min.
Tema: Debate: Região Nordeste
Profª. Cláudia
ESTRUTURA FÍSICA DA SALA
A sala conta com ventiladores, TV pendrive, quadro negro e branco, carteiras distribuídas em semicírculos.
FREQÜÊNCIA NA AULA
Quinze alunos com faixa etária entre dezesseis a dezoito anos.
Durante esta aula ocorreu a discussão sobre os problemas sociais e climáticos enfrentados pela população nordestina. Foram abordados os programas do Governo Federal que visam combater as discrepâncias sociais latentes, tais como: a construção de barragens, açudes e cisternas para captar água e amenizar os agravos da seca na região.
Professora e alunos debateram acerca da educação e qualificação como elemento promissor para a equidade da renda e melhoria das condições se sobrevivência. Na oportunidade um aluno apresentou o seguinte exemplo: “para a falta de qualificação e a conseqüente má remuneração de alguns trabalhadores que caracteriza ainda uma agressão moral aos trabalhadores: O ajudante de pedreiro ganha R$ 20,00 por dia e o pedreiro ganha R$ 40,00. É uma exploração”.
Ao final, observamos que a aula foi participativa, dialógica e contextualizada com a realidade vivenciada pelos alunos, ou seja, está correspondendo com as expectativas e objetivos esperados na educação.
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Colégio Estadual Professora Felicidade de Jesus Magalhães – CEPFJM.
Avenida Centenário, s/nº - Nazaré - Jacobina - Bahia.Curso: Ensino FundamentalTurma: 5ª e 6ª - noturno
Disciplina: História
Data da visita: 10 de junho de 2009
Início: 21h10min. Término 21h50min.
Tema: “Estudo dos significados de palavras a partir do dicionário e do livro de história Segmento A”
Profª. Cláudia
ESTRUTURA FÍSICA DA SALA
A sala conta com ventiladores, TV pendrive, quadro negro e branco, carteiras distribuídas em semicírculos.
FREQÜÊNCIA NA AULA
Doze alunos, com faixa etária de quinze a dezessete anos.
Os alunos deram os significados encontrados e alguns dos conceitos foram exemplificados pela professora que instigava os alunos a participar da aula.
Nas aulas seguintes será trabalhado o tema: “surgimento das primeiras civilizações”.
O texto que será discutido é: “O que ‘cidade’ e ‘civilização’ tem em comum?”, do livro História Seguimento A da 5ª e 6ª séries do extinto Fluxo.
Por ser início do conteúdo, percebemos a dificuldade dos alunos em relação aos conceitos abordados. Contudo, diante da metodologia da docente acreditamos que ao longo das aulas estes alunos terão um bom aprendizado.
Doze alunos, com faixa etária de quinze a dezessete anos.
Os alunos deram os significados encontrados e alguns dos conceitos foram exemplificados pela professora que instigava os alunos a participar da aula.
Nas aulas seguintes será trabalhado o tema: “surgimento das primeiras civilizações”.
O texto que será discutido é: “O que ‘cidade’ e ‘civilização’ tem em comum?”, do livro História Seguimento A da 5ª e 6ª séries do extinto Fluxo.
Por ser início do conteúdo, percebemos a dificuldade dos alunos em relação aos conceitos abordados. Contudo, diante da metodologia da docente acreditamos que ao longo das aulas estes alunos terão um bom aprendizado.
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