quarta-feira, 24 de junho de 2009

http://www.mec.gov.br

http://www.uneb.br

AULAS OBSERVADAS

Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro – CEDBC.
Praça Presidente Kennedy, nº. 200 – Jacobina - Bahia.Curso: Ensino Fundamental
Turma: 1º ano – A - noturno
Data da visita: 04 de junho de 2009
Início: 19h40min. Término 20h20min.
Tema: Entrega e correção de exercícios sobre coordenadas geográficas
Profª. Luiza

A turma possui um total de 50 alunos matriculados, destes 19 estavam presentes desde o início da aula e um chegou 01 após 20 minutos do início. Segundo informação da professora há uma evasão muito grande nessa classe, existindo um “rodízio” entre os alunos, ou seja, uns freqüentam uma aula e na seguinte comparecem os que faltaram a anterior. A professora informou ainda que existem alunos que efetuaram a matrícula e nunca compareceram a nenhuma aula, configurando assim, um desinteresse total com a sua aprendizagem e formação profissional.

ESTRUTURA FÍSICA DA SALA

A sala conta com dois ventiladores, TV pendrive, quadros negro e branco, carteiras distribuídas no modelo tradicional, que estavam rabiscadas.

DESENVOLVIMENTO DA AULA

No início a professora entregou trabalhos e divulgou as notas da primeira unidade, onde ficou evidente que os alunos não tiveram um bom rendimento, pois as notas foram muito baixas, ficando na maioria dos casos entre dois e três.
Após a chamada a professora fez a correção de uma atividade que fora proposta na aula anterior. Nesse momento, cada aluno levava o caderno até a mesa da docente que corrigia individualmente a resposta de cada um, sem socialização das mesmas. Percebemos no final da aula que vários alunos não realizaram a atividade, ficando sem a referida correção. Percebemos ainda que não foi possível a professora corrigir todos os exercícios devido a forma de correção que ela adotou.

------------

Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro – CEDBC.
Praça Presidente Kennedy, nº. 200 – Jacobina - Bahia.Curso: Ensino FundamentalTurma: 1º ano-C noturno
Data da visita: 04 de junho de 2009
Início: 21h10min. Término 21h50min.
Tema: Leitura, interpretação e reescrita
Profª. Luiza


ESTRUTURA FÍSICA DA SALA

A sala conta com dois ventiladores, TV pendrive, quadros negro e branco, carteiras distribuídas no modelo tradicional que estavam rabiscadas.


DESENVOLVIMENTO DA AULA

No primeiro momento, foi apresentada uma proposta de atividade para a aula da semana seguinte.
A atividade consistia em trazer um recorte de jornal, revista, etc., com uma reportagem focando: “O mundo em notícias”, para apresentar e discutir sobre o meio ambiente.

Tema: “dia mundial do meio ambiente”.

A nota desse trabalho será dada sobre o (comentário) que o aluno tecer acerca da reportagem.
Logo após, a professora solicitou que os discentes fizessem um resumo no caderno dos dois primeiros parágrafos da página 37 do livro didático de Geografia, ensino médio, volume único, de João Carlos Moreira e Eustáqio de Sene. Este trabalho está incluído no plano de aula: Leitura, Interpretação e reescrita que já estava sendo aplicado desde as aulas anteriores.
Posteriormente, cada aluno corrigiu com a professora a resposta, porém, sem a socialização com a turma.
Durante toda a aula os discentes estavam muito dispersos, sendo que nem todos estavam com o livro didático. Assistiram a aula dezenove alunos do primeiro ano e um da oitava série que estava repondo uma avaliação.
Concluímos que, de modo geral, as duas aulas observadas não foram produtivas, pois só visualizamos a transcrição do conteúdo do livro didático. Não havendo intervenção da professora em relação ao assunto abordado, o que nos leva a afirmar que estamos distantes do verdadeiro propósito do ensino-aprendizagem.

------------

Colégio Estadual Professora Felicidade de Jesus Magalhães – CEPFJM.
Avenida Centenário, s/nº - Nazaré - Jacobina - Bahia.Curso: Ensino FundamentalTurma: 7ª e 8ª - noturno
Disciplina: História
Data da visita: 10 de junho de 2009
Início: 19h40min. Término 20h20min.
Tema: Debate: Região Nordeste
Profª. Cláudia


ESTRUTURA FÍSICA DA SALA

A sala conta com ventiladores, TV pendrive, quadro negro e branco, carteiras distribuídas em semicírculos.

FREQÜÊNCIA NA AULA

Quinze alunos com faixa etária entre dezesseis a dezoito anos.

Durante esta aula ocorreu a discussão sobre os problemas sociais e climáticos enfrentados pela população nordestina. Foram abordados os programas do Governo Federal que visam combater as discrepâncias sociais latentes, tais como: a construção de barragens, açudes e cisternas para captar água e amenizar os agravos da seca na região.
Professora e alunos debateram acerca da educação e qualificação como elemento promissor para a equidade da renda e melhoria das condições se sobrevivência. Na oportunidade um aluno apresentou o seguinte exemplo: “para a falta de qualificação e a conseqüente má remuneração de alguns trabalhadores que caracteriza ainda uma agressão moral aos trabalhadores: O ajudante de pedreiro ganha R$ 20,00 por dia e o pedreiro ganha R$ 40,00. É uma exploração”.
Ao final, observamos que a aula foi participativa, dialógica e contextualizada com a realidade vivenciada pelos alunos, ou seja, está correspondendo com as expectativas e objetivos esperados na educação.
------------

Colégio Estadual Professora Felicidade de Jesus Magalhães – CEPFJM.
Avenida Centenário, s/nº - Nazaré - Jacobina - Bahia.Curso: Ensino FundamentalTurma: 5ª e 6ª - noturno
Disciplina: História
Data da visita: 10 de junho de 2009
Início: 21h10min. Término 21h50min.
Tema: “Estudo dos significados de palavras a partir do dicionário e do livro de história Segmento A”
Profª. Cláudia


ESTRUTURA FÍSICA DA SALA

A sala conta com ventiladores, TV pendrive, quadro negro e branco, carteiras distribuídas em semicírculos.

FREQÜÊNCIA NA AULA

Doze alunos, com faixa etária de quinze a dezessete anos.

Os alunos deram os significados encontrados e alguns dos conceitos foram exemplificados pela professora que instigava os alunos a participar da aula.
Nas aulas seguintes será trabalhado o tema: “surgimento das primeiras civilizações”.
O texto que será discutido é: “O que ‘cidade’ e ‘civilização’ tem em comum?”, do livro História Seguimento A da 5ª e 6ª séries do extinto Fluxo.
Por ser início do conteúdo, percebemos a dificuldade dos alunos em relação aos conceitos abordados. Contudo, diante da metodologia da docente acreditamos que ao longo das aulas estes alunos terão um bom aprendizado.