domingo, 29 de novembro de 2009

RELATÓRIO DA QUARTA AULA


A turma ficou "antenada" diante das explanações

A nossa quarta aula aconteceu no dia 11, de novembro de 2009, e o tema abordado foi: “Ciclo hidrológico”. De início, fizemos a retomada do tema anterior, perguntando aos alunos se eles pesquisaram sobre o assunto discutido anteriormente e/ou se surgiram dúvidas relacionadas à temática, em seguida, apresentamos o tema que seria trabalhado durante a aula e, logo, procuramos questioná-los sobre o que já sabiam sobre o Ciclo hidrológico, alguns embora não soubessem defini-lo com exatidão, o associaram com a água. Essa sondagem foi importante para estabelecermos a maneira mais coerente para trabalharmos esse conteúdo. Em princípio, definimos o que é o Ciclo hidrológico, e continuamos definindo e discutindo suas diversas etapas. Para tanto, utilizamos imagens, vídeos, animações e o quadro negro, ou seja, fizemos a correspondência entre teoria e prática. Discutimos também a disponibilidade da água: localização, estado físico, condições de consumo; sua aplicação nas atividades humanas; seu papel de agente modelador do relevo, e, sobretudo, a importância do uso racional, uma vez que se trata de um recurso vital para a vida na Terra. Demos um intervalo para o lanche e no retorno os alunos leram um texto que auxiliou para responder questões levantadas durante a dinâmica “Técnica do autódromo”, que funcionou como recurso avaliativo sobre a aprendizagem do assunto dessa aula e de outras ocorridas anteriormente. Durante a dinâmica presenciamos uma competitividade sadia, e melhor que isso, constatamos que os alunos estão assimilando os assuntos que estão sendo abordados. Finalizamos a aula premiando a todos e agradecendo a presença e participação nesse encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário