segunda-feira, 30 de novembro de 2009

QUINTO DIA DO MINICURSO


aluno(s) produzem cartazes sobre o tema da aula

A quinta aula ocorrida no dia 18 de novembro de 2009, teve como tema “Degradação do Meio Ambiente no Semi-árido”, tendo como objetivos analisar problemas relacionados à devastação neste ambiente, reconhecer a importância de conservar seu habitat natural da fauna e flora, formulando alternativas para conter o avanço da sua degradação.

Antes de adentrarmos no tema propriamente dito, em um bate-papo informal, instigamos os alunos a falarem sobre o futuro profissional e o que eles consideravam essencial para alcançarem seus objetivos. Durante as falas, a grande maioria ressaltou os estudos como fator primordial para o êxito na vida.

Como previsto, fizemos a retomada da aula anterior e apresentamos o tema do dia, sondamos seu conhecimento prévio, bem como seu interesse pelo assunto. No decorrer da aula buscamos a promoção das discussões levantando questionamentos, motivando a participação do grupo e mediando os debates. Uma das questões que impulsionou o debate foi sobre jacobina está ou não situada no semi-árido. Após as discussões e localização no mapa, ficou claro que nossa cidade está localizada no referido clima, e que a mesma é privilegiada com um micro clima, que a diferencia no que se refere às características do semi-árido.

Estava previsto a realização da dinâmica “Juntando as Letras”, porém a mesma não ocorreu, já que a aula transcorreu em um clima bem animado e participativo. Em seguida foi exibido um vídeo sobre queimadas e desmatamentos, chamando a atenção da turma, na sequência fizemos uma breve reflexão sobre o mesmo.

Após o vídeo paramos para o lanche, em seguida distribuímos um texto para discussão em grupo e após a discussão do mesmo, munidos de cartolina e demais materiais necessários, foram confeccionados cartazes em grupo representando o tema. Cada grupo foi até a frente para expor e explanar seu trabalho. Após as apresentações, fizemos uma avaliação da aula do dia, onde os alunos consideraram relevante e oportuna, sendo bastante enriquecedora para eles, pois ampliaram seus horizontes de conhecimentos sobre a temática.

Ao final, nos congratulamos, pois concluímos que nossos objetivos foram alcançados e o encontro culminou em êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário