quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

RELATÓRIO DA SEXTA AULA



Aluno(a)s observam o Rio Itapicuru Mirim



Visita a Embasa

No nosso sexto encontro, dia 25 de novembro de 2009, estava previsto que fizéssemos a retomada da aula anterior, apresentação da atividade a ser desenvolvida, ou seja, uma aula de campo pelas partes centrais da cidade, incluindo visita a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (EMBASA), com o objetivo de que os alunos identificassem impactos ambientais nesse ambiente e que também conhecessem como é realizado o tratamento dá água do nosso município. Depois de realizada essa atividade pediríamos que fizessem um relatório em grupo que contemplasse o roteiro, a visita a Embasa, bem como os impactos ambientais identificados por eles, por fim, discutiríamos a aula na sua totalidade.
Quase tudo ocorreu como estava previsto, fizemos a apresentação da atividade, esclarecemos o que era uma aula de campo, detalhamos qual era o roteiro e o que queríamos que eles relatassem. Saímos do colégio por volta das 14h30min em direção ao centro de abastecimento, local onde puderam observar resíduos sólidos e muita poluição sonora, partimos em direção ao Estádio José Rocha, passando pela rua do mesmo nome, seguindo pela Rua Arthur Diniz Veloso até chagarmos à passarela da amizade. Lá os alunos visualizaram as águas do Rio Itapicuru Mirim totalmente poluídas pelos esgotos residenciais que são despejados, queimadas na serra da Bananeira, poluição atmosférica através de veículos que transitam pelas Avenidas Lomanto Júnior e Orlando Oliveira Pires, entre outros.
A ansiedade era grande para que chagássemos logo a Embasa para conhecermos como é realizado o processo de tratamento da água que chega até as nossas residências. Partimos em direção à empresa de tratamento de água. Na chegada fomos recepcionados pelo gerente local, senhor Augusto, que nos recebeu com cordialidade, não se incomodando com as várias perguntas que foram feitas acerca do processo de tratamento da água. Augusto nos mostrou todo o processo desde a chegada da água das barragens do Rio do Ouro, Itapicuruzinho e Cachoeira Grande até o final quando a água está pronta para ser distribuída para o consumo humano.
Como havíamos dito, quase tudo ocorreu como estava previsto, pois ao término da visita a Embasa já esta bem próximo das 17 horas, dando tempo apenas para fazermos um lanche e tirarmos algumas dúvidas, isso tudo fora da sala de aula. O relatório teve que ficar para aula seguinte, bem como a discussão de tudo o que ocorreu nesse nosso encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário