quarta-feira, 25 de agosto de 2010

RELATÓRIOS DAS AULAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA III

Alunos da 6ª Série B-Vespertino-CMGDM

Por: Roberval Souza Pereira

Realizei o Estágio Supervisionado em Geografia III, no Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (CMGDM)-COMUJA, localizado no Bairro Félix Tomaz em Jacobina-Bahia, na turma “B” da 6ª Série do ensino fundamental do turno vespertino, no período de maio a julho de 2010, na II unidade, onde as aulas semanais foram geminadas, sempre às quintas-feiras no primeiro e segundo horários respectivamente, sob orientação do professor supervisor Mestre Edvaldo Hilário e professor regente Carlos Glerdiston.

AULA DO DIA 27 DE MAIO DE 2010

A referida aula começou com a minha apresentação à turma pelo professor Carlos Glerdiston, o qual me deu as boas vindas e desejou sucesso. Em seguida, foi realizada uma dinâmica de apresentação, começando por mim sendo seguida pelos alunos. Propomos e discutimos algumas regras a serem adotadas durante a realização das aulas com o fim de obtermos os melhores resultados no decorrer da unidade letiva. Fizemos a apresentação do tema: “Industrialização e Urbanização Brasileira”, onde fizemos uma sondagem do conhecimento prévio da turma através de uma atividade em grupos, e em seguida definimos alguns conceitos relacionados ao tema.

AULA DO DIA 05 DE JUNHO DE 2010

Esta aula aconteceu em um sábado letivo e foi ministrada pelo professor regente Carlos Glerdiston, conforme entendimento estabelecido previamente, o qual aplicou uma atividade relacionada à Copa do Mundo – África 2010 que foi por mim elaborada. A atividade após ter sido desenvolvida pela turma me foi devolvida para correção.

AULA DO DIA 10 DE JUNHO DE 2010

Nesta aula discutimos o processo de industrialização e urbanização no Brasil, a qual aconteceu na sala de multimídia com apresentação em Power Point, e a discussão e reflexão da turma sobre esse processo bem como suas causas e consequências. Para contextualização do tema, fizemos um breve levantamento sobre quem dos alunos morava na cidade e quem morava no campo. Discutimos entre outras coisas a formação das favelas, o êxodo rural, a criminalidade, o lixo, como fruto deste processo que ocorreu sem planejamento.

AULA DO DIA 17 DE JUNHO DE 2010

Esta aula aconteceu na sala de multimídia e foi a continuidade da aula anterior do dia 10/06/2010, onde contextualizamos o tema, analisamos alguns resultados deste processo, mostrando pontos positivos como o conforto e agilidade promovidos pelos avanços tecnológicos, como meios de transportes e os eletroeletrônicos, como o aparelho celular.
Ao final da aula fomos ao pátio do colégio onde realizamos a dinâmica “Proteja seus sonhos”, fazendo uma relação com o tema, bem como com nosso cotidiano, lembrando que é possível alcançarmos nossos objetivos em harmonia e respeito ao nosso semelhante.
AULA DO DIA 01 DE JULHO DE 2010

Nesta aula aproveitamos o primeiro momento para fazermos uma revisão do conteúdo trabalhado nas aulas anteriores e esclarecimento de dúvidas, e em seguida aplicamos a avaliação proposta, a qual foi realizada em dupla. Ao final da aula, fizemos a devolução da primeira atividade realizada pelos alunos. Também informamos à turma o conteúdo da próxima aula e a atividade que lhe seria exigida com relação ao seu conteúdo.

AULA DO DIA 08 DE JULHO DE 2010

Esta aula aconteceu na sala de multimídia, onde foi exibido o filme “Tempos Modernos”, o qual retrata o processo de industrialização na década de 1930. Explicamos aos alunos os aspectos a serem observados no filme bem como a atividade a ser desenvolvida na aula seguinte. No início do filme a turma estava atenta, porém decorridos aproximadamente 40 minutos, iniciou-se uma inquietação, a qual acreditamos ter sido motivada pelo calor excessivo, uma vez que o condicionador de ar estava com defeito e fazia calor. Como medida na busca de amenizar a inquietação, avançamos algumas partes do filme, cortando as partes que julgamos menos atrativas, conseguindo concluir o filme e aula com êxito.
Nesta aula recebemos a visita do professor supervisor Edvaldo Hilário juntamente com o professor regente Carlos Glerdiston, os quais estavam em atividade de observação.

AULA DO DIA 15 DE JULHO DE 2010

Nesta aula solicitamos que os alunos fizessem um breve comentário sobre o filme exibido na aula anterior, promovendo um debate e uma contextualização com os temas industrialização e urbanização. Observamos as mais diversas opiniões, onde a maioria disse ter gostado do filme. Após o debate e a aplicação e correção da avaliação, percebemos que foi possível fazer uma relação do filme com o tema industrialização e urbanização, alcançando o objetivo proposto.

AULA DE ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO EM 22 DE JULHO DE 2010

Neste dia, conforme combinado e sob orientação do professor regente fizemos a recuperação paralela no início da aula com sete alunos que não alcançaram a média mínima exigida. Após a conclusão da atividade de recuperação, fizemos uma avaliação deste período de estágio, agradecemos o professor regente, a direção da escola e aos alunos pela oportunidade concedida. Entregamos um livro ao professor regente e a cada aluno como lembrança e forma de gratidão. Concluímos nossa atividade com um lanche e agradecendo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário