quarta-feira, 25 de agosto de 2010

RELATÓRIO GERAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA III

A vida é feita de desafios. E com o estágio de regência em sala de aula não foi diferente. Assumir uma turma de alunos e desenvolver as atividades durante uma unidade letiva foi um grande desafio e a oportunidade de vivenciar na prática a atividade docente no atual sistema educacional brasileiro.

Assumir uma turma de 6ª série do ensino fundamental no turno vespertino, onde as aulas eram geminadas e assim proporcionou melhor adequação com minhas atividades profissionais. Fiz um primeiro contato com o professor regente, o qual de pronto se dispôs a ceder a turma e em seguida foram feitos todos os arranjos necessários para o início das atividades, como temas, conteúdos, metodologia adotada, etc., para assim buscar me adequar ao programa e dá continuidade aos trabalhos já desenvolvidos pelo professor regente, sem muitas alterações. Procuramos desenvolver o conteúdo de cada aula contextualizando o mesmo com o dia-a-dia dos alunos.

Quanto ao desenvolvimento dos conteúdos propostos para a unidade, como já havia sido comentado pelo professor regente, não foi possível trabalhar todos. Um fator limitante foram os feriados ocorridos neste período. Porém concluímos que houve bom aproveitamento dos conteúdos trabalhados, pois de uma turma com mais de trinta alunos, apenas sete não alcançaram a média mínima, com os quais foi aplicada uma recuperação paralela com o fim de melhorar a média final da unidade.

Tive o privilégio e o desafio de substituir e ser regido por um professor competente, dinâmico e comprometido, o que trouxe sobre mim uma grande responsabilidade. Porém o mesmo sempre esteve presente e pronto para prestar todo o suporte necessário para o bom andamento dos trabalhos. Cada atividade que seria desenvolvida era apresentada para apreciação e sugestão do mesmo.

Estar na sala como professor tem suas particularidades e singularidades. É uma experiência bem diferente de ser apenas um observador. É outra realidade. Porém concluímos dizendo que foi uma experiência desafiadora, inovadora e gratificante.

Agradeço a Deus. Agradeço a todos que direta ou indiretamente contribuíram para o cumprimento desta missão.

Que Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário