domingo, 15 de novembro de 2009

PRIMEIRO DIA DO MINICURSO


Momento em que o(a)s aluno(a)s faziam a leitura do texto

A aula de 21 de outubro de 2009 marcou o início do minicurso intitulado “Impactos ambientais nas zonas rurais e urbanas”, que está sendo desenvolvido no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro.
Começamos a aula nos apresentando, e em seguida, pedimos aos alunos que se apresentassem e para isso sugerimos que o fizessem mediante a dinâmica “Nome e sobrenome”, garantindo assim, um momento de descontração e alegria entre todos. Feito isso, continuamos nosso trabalho com a apresentação geral do “Projeto de Intervenção”, mencionando os objetivos pretendidos com a realização do minicurso.
Na sequencia, trabalhamos o tema: “Ambiente urbano versus ambiente rural: Conceitos”, com os conteúdos: Impactos ambientais e Ambientes rurais e urbanos, objetivando a caracterização desses meios para a posterior análise dos impactos ambientais concernentes a cada um.
Vale ressaltar que os alunos contribuíram decisivamente para o bom andamento da aula, uma vez que os mesmos apresentaram seus conhecimentos prévios acerca do tema e também levantaram questionamentos sobre os diversos assuntos relacionados à temática em discussão.
Houve ainda a exibição de pequenos vídeos que traziam uma síntese das discussões em pauta e texto para discussão, contribuindo para ilustrar nossa aula.
Concluímos a aula agradecendo aos alunos presentes e convidando a todos para continuar freqüentando o minicurso até a conclusão do mesmo.
Diante do exposto, podemos afirmar que a aula configurou-se como sendo expositiva-dialógica e, sobretudo, dinâmica, alcançando os objetivos almejados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário