sábado, 21 de novembro de 2009

RELATÓRIO DA SEGUNDA AULA



Aluno(a)s participam da dinêmica com entusiamo

A segunda aula ocorreu no dia 28 de outubro de 2009, onde fizemos a retomada da aula anterior, questionando a turma sobre o tema abordado e indagando se havia alguma dúvida a ser esclarecida. Os alunos se mostraram satisfeitos com a forma como o conteúdo foi discutido. Em seguida apresentamos o tema do dia: “Poluição Atmosférica”, onde indagamos os alunos sondando seu conhecimento prévio. Nesse momento notamos que a turma detinha um conhecimento mais a nível global. No decorrer da aula, definimos o que é atmosfera, analisamos sua composição, bem como discutimos suas causas e efeitos, levando em consideração as questões globais, enfatizando as questões locais, bem como medidas que possam contribuir para a minimização de seus efeitos, onde cada um pode fazer sua parte para alcançarmos resultados positivos.
No decorrer da aula realizamos a dinâmica: “Proteja Seu Sonho”, onde cada aluno recebeu um balão e o encheu, escrevendo nele um sonho. Em seguida formamos um círculo, e explicamos a dinâmica. Foi um momento de euforia e descontração, onde ao final fizemos uma relação com o tema, lembrando que, o homem, muitas vezes no afã de alcançar seus objetivos ignora o semelhante e a relação de equilíbrio com a natureza. Também enfatizamos que para alcançamos nossos ideais não precisamos destruir a natureza nem nosso próximo.
Apresentamos dois vídeos relacionados ao tema, os quais foram discutidos após a exibição. Como procedimento avaliativo, realizamos a “Técnica do Autódromo”, sendo a turma foi dividida em três equipes para responder às questões, momento em que os alunos deram nomes às equipes e no final houve uma equipe vencedora, sendo a mesma premiada.
Concluímos a aula fazendo uma avaliação do encontro, onde os alunos se manifestaram demonstrando satisfação e enfatizando que foi uma aula diferente e bastante enriquecedora.
Diante do exposto, consideramos a aula bastante produtiva onde alcançamos os objetivos propostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário