quinta-feira, 16 de julho de 2009

TEXTO: Conhecimento do espaço escolar

O texto faz uma analogia entre a teoria de Taylor em que ele relaciona algumas regras para que uma indústria desenvolva, atingindo o seu potencial de produção máximo e como uma escola pode fazer para ter um maior aproveitamento no que concerne ao ensino-aprendizagem, partindo de uma organização até alcançar um maior desempenho entre professores, alunos e o pessoal de apoio, baseado na racionalidade de Taylor que afirma que é preciso selecionar o trabalhador de acordo com as suas habilidades, classificá-lo e treiná-lo e aperfeiçoá-lo para a racionalidade científica, no sentido de conseguir máxima produção com o mínimo de tempo e de esforço.
Esse trabalho teve início com observações e entrevistas com funcionários de cada setor da escola para que fossem conhecidas as rotinas dos mesmos. De posse dessas informações, foram propostas sugestões para melhoria na circulação, organização do material e das relações interpessoais, salientando que a teoria de Taylor não poderia ser seguida à risca, uma vez que o espaço escolar não é mecânico e sim um espaço dinâmico onde existem relações pessoais que colaboram, sobretudo, para melhoria da aprendizagem. O objetivo era auxiliar professores e estagiários, no sentido de que houvesse uma organização nas aulas de Geografia, principalmente no que concerne a materiais didáticos e demais recursos disponíveis na escola. Iniciou-se pela organização dos mapas, uma vez que os mesmos encontravam-se alojados de forma desorganizada, dificultando quando os professores e estagiários necessitavam deles para ministrarem suas aulas. Este trabalho foi essencial para a instituição de ensino, uma vez que dispunha de poucos recursos financeiros alem da desorganização. Os recursos financeiros não aumentaram, mas a organização deu uma impressão de que os materiais didáticos aumentaram, uma vez que podiam ser encontrados com mais facilidade e sempre em um mesmo local.

Segundo Oyafuso e Maia (1998; 13), é possível afirmar que a autonomia de uma escola se constrói a partir de três eixos fundamentais: a capacidade de identificar problemas, a capacidade de aprender alternativas para solucioná-los e capacidade de administrar recursos financeiros próprios correspondentes a essas alternativas.

Neste caso a organização dos materiais didáticos foi apenas dos mapas, porém, não só mapas têm que ser organizados e sim todos os recursos didáticos disponíveis nas escolas. Recomenda-se ainda que sejam organizadas as rotinas dos alunos para que haja um maior aproveitamento nas suas atividades e que seja racionalizado o espaço escolar, no sentido de haja uma qualidade melhor neste ambiente. Desta forma, pode-se contribuir com mais facilidade para a formação de cidadãos produtivos, organizados e conscientes das suas funções em uma sociedade organizada.

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